RSS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

Lição 05: Como Ler as Escrituras

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 - Apresentem o título da lição: Como Ler as Escrituras, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Lendo e interpretando a Bíblia”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia

Objetivo: Realizar de forma prática a interpretação de um texto bíblico, utilizando algumas regras da Hermenêutica.

Material:

Bíblia dos alunos

01 caixa

Perguntas digitadas(ver no procedimento)

Procedimento:

- Após a explanação das regras de interpretação, falem para a turma que agora eles vão fazer uma interpretação de um relato bíblico sobre a conversa de Jesus com a mulher samaritana.

- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João 4 e comecem a ler o texto até o versículo 27, de forma alternada, para que todos possam participar.

- Após a leitura, perguntem se eles entenderam o que leram.

Aguardem as respostas.

Pode acontecer que alguns digam que entenderam, outros podem afirmar que não entenderam tudo.

Qualquer que seja a resposta, o importante é que vocês devem procurar usar algumas regras de interpretação bíblica, para melhor compreensão do texto:

A Bíblia interpreta a si mesma e o contexto histórico-cultural do texto em estudo

- Organizem uma caixa e coloquem as perguntas abaixo dentro dela.

- Apresentem para a turma e falem que na caixa há algo a ser descoberto com referência ao texto.

- Falem que estão dentro da caixa para representar que no texto ainda há algo a ser pesquisado, procurado etc.

- Para colocar dentro da caixa:

Onde está escrito no AT sobre a herdade de Jacó para seu filho José? (versículo 5)

E sobre o poço de Jacó?(versículo 6)

Qual a razão da mulher samaritana mencionar “nosso pai Jacó”? (versículo 12)

Jesus fala com uma mulher publicamente, isto culturalmente era comum?(versículo 7 e 27)

Por que os judeus não se comunicavam com os samaritanos?(versículo 9)

O que é água viva?(versículo 10)

Qual o contexto histórico e profético da fala da mulher samaritana, abaixo descrito?

“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo”(versículo 25)

Quais versículos apontam para a humanidade de Jesus?

Hora sexta referente a que horas no contexto ocidental?

- Para finalizar, perguntem para os alunos: Vocês observaram que, mesmo lendo o texto no início da atividade, houve necessidade das perguntas ou afirmações para a melhor compreensão do texto?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

5 comentários:

Unknown disse...

Não achei as respostas.paz

Sulamita disse...

Muito obrigada pela visita ao blog.

A ideia é não apresentar as respostas para os alunos. Eles devem procurar responder, pesquisando para melhor compreensão do texto bíblico.

Anônimo disse...

Paz do Senhor!

Parabéns pela bela dinâmica.

Creio que seria interessante se a senhora colocasse as respostas, a fim de ajudar os professores que sabem as respostas dessas questões.

Unknown disse...

Também acho importante as respostas para o professor, pois ele fica mais seguro, mesmo que saiba do assunto.

James Barbosa disse...

A paz do Senhor
Acho também que é papel do professor pesquisar e encontrar as respostas, pois isso levará o mesmo a explorar o texto.