Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 03: O Primeiro Sinal: Água em VinhoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
O Primeiro Sinal: Água em Vinho.
Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “Faltou!”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Perguntem:
Por que a transformação da água em vinho é um milagre e também um sinal?
Aguardem as respostas. Escutem atentamente cada uma e escreva-as no
quadro.
Acrescentem outras informações, caso necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o
Conhecimento Prévio.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco:
escrever o título da lição, as respostas dos alunos; mas, vocês podem
escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição, as respostas dos
alunos;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Faltou!
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre o milagre da transformação da água em vinho.
Material:
Chocolate para cada aluno
Observação: Pode ser outro tipo de alimento ou objeto, de acordo com sua
escolha ou condições.
Procedimento:
- Antes de iniciar o estudo do tema, comecem distribuindo um chocolate
para uma parte da turma.
Certamente, a outra parte da turma vai falar que não recebeu.
- Falem: Aguardem! Vou pegar mais.
- Peçam para que outro professor pegue mais chocolate.
Ele afirma: Não tem mais.
- Falem: Que coisa, não tem mais chocolate!!! Faltou!
- Então, afirmem: No milagre que vamos estudar hoje, faltou vinho numa
festa de casamento. Já pensou que coisa desagradável para os noivos, familiares
e convidados!
Mas, havia um convidado - Jesus, que transformou água em vinho, sendo de
melhor qualidade que o servido anteriormente.
- Para concluir, falem: Na nossa situação de aula, a utilização do chocolate
que faltou para alguns alunos é apenas uma demonstração de algo que deveria ter
para todos. Mas, é claro que os demais alunos também vão receber seu chocolate.
Então, entreguem o chocolate para os alunos que antes não receberam.
1 comentários:
Amei tudo, principalmente a dinâmica. Vou dar aula pela primeira vez no próximo domingo, estou ansiosa pela postagem da lição. Vai me ajudar muito.
Postar um comentário