Jovens: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais
Lição 01: Introdução à primeira carta a TimóteoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Introdução à primeira carta a Timóteo. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Abrindo outras Cartas”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo outras Cartas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as
cartas que serão estudadas neste trimestre – I Timóteo, II Timóteo e Tito.
01 envolope grande(tamanho ofício)
03 envelopes pequenos
Procedimento:
Antes da aula:
1 - Combinem com o pastor da
igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.
Explique a razão do pedido,
falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo das 03 cartas
do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre. Falem que a carta
deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.
Coloquem a carta dentro do
envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente)
e o destinatário(Classe X).
2 - Identifiquem os outros 03 envelopes
com os destinatários(Timóteo e Tito) e remetente(apóstolo Paulo) de cada carta
a ser estudada( I Timóteo, II Timóteo e Tito).
Durante a aula:
- Fixem os envelopes no quadro
ou em outro local visível para os alunos.
- Apresentem o título da
lição.
- Apontem para os envelopes e
falem: Temos aqui várias correspondências. Vamos ver para quem é?
- Peçam para que um aluno
retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e mostre à turma.
- Falem: Já que a carta é para
vocês, vamos abrí-la?
Peçam para 01 aluno abrir a
carta e ler o conteúdo.
Observem a reação dos alunos
quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.
- Agora, falem: Mas, ainda temos
03 envelopes.
Vamos ver para quem são estas
cartas e quem escreveu.
Solicitem para os alunos abrirem
os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
O que houve? Hum... Tem um
propósito nisto. Hoje, estamos conhecendo
quais são os nomes das cartas, mas o conteúdo será estudado nas próximas aulas!
Mas, hoje, iniciaremos o estudo sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Muito interessante!!! Que Deus continue abençoando a irmã Sulamita e seu ministério.
Postar um comentário