Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 06: Mantendo-se Puro na Sociedade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Mantendo-se puro na Sociedade, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Iniciem o estudo
da lição, utilizando a dinâmica “Sexualidade”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever
o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Sexualidade
Objetivos:
Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.
Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico
sobre a sexualidade, prática sexual etc.
Material:
04 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam no procedimento)
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4 grupos.
2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre
o que a Bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo,
que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os
cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a
sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é feita a orientação
sexual na Igreja?
- O casal evangélico pode ter
prazer sexual no casamento?
- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação sexual na família evangélica?
- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois
do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os
cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites
pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas
dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando
argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário,
com as respostas dos grupos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário