RSS

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Adolescentes - Vivendo em sociedade

Lição 09: Sociedade e Missão Social

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Sociedade e Missão Social, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Perguntem para os alunos: O que é missão social?

Aguardem as respostas, escrevam no quadro branco; acrescentem outras informações.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

- Depois, utilizem a dinâmica “Missão Social”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição.

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco: 02 formas de utilização(escrever o título da lição, a pergunta e as respostas); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Missão Social

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre a missão social da igreja.

Refletir sobre ajuda aos necessitados.

Material:

Chocolates para a metade da turma

Obs.: vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.

Procedimento:

- Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.

Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.

Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.

- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?


Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.

- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.

- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

- Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: