Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 09: Sociedade e Missão Social
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Sociedade e Missão Social, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem para os alunos: O que é missão social?
Aguardem as respostas, escrevam no quadro branco; acrescentem outras
informações.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Missão Social”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco: 02
formas de utilização(escrever o título da lição, a pergunta e as respostas);
mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas
dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica:
Missão Social
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a missão social da igreja.
Refletir
sobre ajuda aos necessitados.
Material:
Chocolates
para a metade da turma
Obs.:
vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo
etc.
Procedimento:
-
Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando
sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém
certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai
questionar porque não tem para todos etc.
Então,
falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o
que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem
que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso
isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não
possuem.
-
Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão
passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas
etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a
ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário