Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
Lição 10: O Reino do Messias: O Milênio
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Reino do Messias: O Milênio, escrevendo no quadro: Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para continuar a montagem da
linha do tempo, coloquem a expressão “O Reino do Messias: O
Milênio” depois de “O Retorno Triunfal de Cristo”.
Para
introduzir o estudo sobre o Milênio, utilizem a dinâmica “O Milênio”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo e
cartolina com as respostas dos alunos.
-
Aplicação de 01 dinâmica, para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica:
O Milênio
Objetivo: Estudar as características do reino de Jesus na
Terra, no período milenial.
01
coroa
Nome
digitado “Milênio”
01
quadro ou 01 cartolina
01
caixa
Nomes
digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no
procedimento)
Procedimento:
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo
de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um
período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais
características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de
toda a terra.
Ao
falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa
ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.
-
Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz
e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde,
morte, violência, guerra.
-
Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas
questões que afligem a humanidade?
Registrem
as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
-
Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que
Bíblia ensina.
-
Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita
sobre as características do reino do Messias.
Antes
da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.
Nesse
momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam
abaixo):
O
governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)
Jerusalém
será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)
Jesus
governará com a Igreja(Ap 20.6)
Jesus
governará com justiça e retidão(Is 23.1)
Paz
abundante - Is 54.13;
Guerra
não haverá – Is 2.4
Justiça
haverá – Is 11.2 a 4
Habitação
para todos – Is 65.21, 22
Longevidade
haverá – Zc 8.4,5
Morte
será rara – Is 65.20
Fertilidade
humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade
dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Produção
agrícola aumentada(Jr 31.12)
Quando
o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência.
Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da
dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que
for solicitado.
-
Perguntem: Quer participar do reino com estas características?
Vejam
quem estará neste período:
“E
vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi
as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra
de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal
em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil
anos.
Mas
os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a
primeira ressurreição.
Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).
-
Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu
grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do
seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).
Por
Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário