Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 08: Paulo, o Discipulador de Vidas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
-
Apresentem o
título da lição: Paulo, o
Discipulador de Vidas, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Apresentar 01 mapa
para apontar as cidades por onde Paulo passou fazendo o discipulado.
Mapa é um recurso
pedagógico e torna a apresentação documentada.
- Apliquem
a dinâmica “Discipulando”, quando
vocês falarem sobre o item II da lição – O Discipulado e a missão integral de
pregar e ensinar.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapa;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição); mas, vocês podem
escrever outras informações; apresentação de 01 mapa;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Discipulando
Objetivos:
Exemplificar a necessidade do
acolhimento e integração dos novos convertidos na classe do discipulado e nas
atividades da igreja.
Enfatizar a importância do
trabalho do discipulado para o crescimento da igreja.
Material:
01 pacote de palitos de churrasco
Procedimento:
- Entregar 01 palito de
churrasco para cada pessoa e pedir para que quebrem. Eles vão quebrar com
facilidade.
- Depois, pegar uma quantidade
de palitos correspondente a quantidade de pessoas, entregar para uma pessoa do
grupo e pedir que ele quebre o conjunto de palitos. Ele não vai conseguir ou ter
dificuldade.
- Falem: Que lições podemos
extrair deste procedimento com relação aos novos convertidos?
Aguardem as respostas.
As respostas podem girar em
torno de:
O novo convertido isolado pode
ter mais dificuldade para se manter em pé, as dúvidas e as críticas que recebe
pode enfraquecer sua fé e “ser quebrado” como aconteceu somente com o palito.
Mas, ele estando integrado, se
sentirá mais forte e com orientação se sentirá fundamentado e seguro para
prosseguir, como na demonstração de todos os palitos juntos.
- Em seguida, apresentem este
versículo para enfatizar a importância da integração do novo discípulo as
atividades já mencionadas: “E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem
uma só vara na tua mão”(Ez 37:17).
- Depois, falem sobre a classe
do Discipulado na EBD, lugar ideal para os recém-convertidos conhecerem os
fundamentos da fé de acordo com a Bíblia, para que os seus primeiros passos
sejam orientados e seguros no caminho em que devem andar.
Dessa forma, eles estarão
sendo cuidados nesta nova etapa da vida e eles podem afirmar de modo diferente
do salmista, quando disse: “Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia
quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”(Sl 142:4).
- Para concluir, leiam a
resposta do mordomo-mor etíope a Felipe: “Como poderei entender, se alguém não
me ensinar?”(At 8. 31).
Isto demonstra a real
necessidade do ensino e da orientação para que o novo convertido entenda os
valores do Reino de Deus, contidos na Palavra de Deus. E Dessa forma, a igreja
terá crescimento com integrantes alicerçados em Cristo Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário