Pré-adolescentes - Jesus, o salvador
Lição 09: Jesus: a Única Ponte com o Pai
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Jesus: a única ponte com o
pai, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Jesus é a ponte”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco: 01 forma de utilização, escrever o
título da lição; mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Jesus é a ponte
Objetivo:
Refletir sobre o amor de Deus ao providenciar a
"ponte" de ligação entre Ele e a humanidade, que estava distanciada
por causa do pecado.
Material:
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação
entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No
outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a
humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.
- Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o
relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução
para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a
palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas,
comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal”
que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e
entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”,
falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a
humanidade.
- Para concluir, leiam: “Mas Deus prova o seu amor para
conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
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