Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 08: Sem hipocrisia, mas com verdade
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Sem
hipocrisia, mas com verdade, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem: O que vocês entendem por hipocrisia?
Escrevam esta pergunta no quadro ou numa folha de papel
madeira, leiam e sublinhem a palavra hipocrisia.
Aguardem as respostas.
Depois, organizem um conceito sobre hipocrisia a partir das
ideias dos alunos e acrescentando outras informações, ainda utilizando o quadro
ou a folha de papel
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e
Respostas.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sem máscara da
hipocrisia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o
título da lição; folha de papel madeira
com a pergunta e o conceito coletivo); mas, vocês podem escrever outras
informações;
Material da dinâmica;
- Método de Perguntas e Repostas;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, a folha de
papel madeira com a pergunta e o conceito coletivo e a demonstração da
dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: Sem máscara da hipocrisia
Objetivo: Refletir sobre a importância das ações verdadeiras sem a
máscara da hipocrisia.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o
levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da
parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de
“esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10
minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD,
leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lucas 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém
para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e
espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e,
vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e,
vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite
e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou
dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao
hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to
pagarei quando voltar”
- Enquanto o narrador estiver lendo a parábola, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos
personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Perguntem: Através deste exemplo, como poderia ser uma ação
de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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