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segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade

Lição 08: Sem hipocrisia, mas com verdade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sem hipocrisia, mas com verdade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Perguntem: O que vocês entendem por hipocrisia?

Escrevam esta pergunta no quadro ou numa folha de papel madeira, leiam e sublinhem a palavra hipocrisia.

Aguardem as respostas.

Depois, organizem um conceito sobre hipocrisia a partir das ideias dos alunos e acrescentando outras informações, ainda utilizando o quadro ou a folha de papel

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sem máscara da hipocrisia”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


 Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição;  folha de papel madeira com a pergunta e o conceito coletivo); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material da dinâmica;

- Método de Perguntas e Repostas;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, a folha de papel madeira com a pergunta e o conceito coletivo e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Utilização de 01 dinâmica.

Tenham uma excelente e produtiva aula

 

Dinâmica: Sem máscara da hipocrisia

Objetivo: Refletir sobre a importância das ações verdadeiras sem a máscara da hipocrisia.

Material:

Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35

06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:

- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.

- O texto da parábola encontra-se em Lucas 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”

- Enquanto o narrador estiver lendo a parábola, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.

- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.

- Perguntem: Através deste exemplo, como poderia ser uma ação de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

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