Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 09: Oração não mecânica, mas consciente
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Oração
não mecânica, mas consciente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Sublinhem ou circulem a expressão “Oração não mecânica” com lápis de
outra cor e perguntem o que seria oração mecânica.
Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações, se necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Ensinando a Orar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização): escrever o
título da lição; sublinhar ou circular uma expressão do título da lição com
lápis de outra cor; mas, vocês podem
escrever outras informações, durante a condução da aula;
Material
da dinâmica: cada
versículo do “Pai Nosso” digitado em uma folha com letras grandes;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e parte sublinhada
ou circulada, a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica, para iniciar o estudo da lição.
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo: Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por
versículo, isto é, cada versículo em uma folha com letras grandes.
Procedimento:
- Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o exemplo da
oração do Pai Nosso.
- Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?
- Que tal fazermos esta oração, agora?
Então, deixem que os alunos repitam esta oração sem ler.
- Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer cada
parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma mecânica
sem entender o significado de cada parte.
- Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada por Jesus
que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra
como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos
nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque
teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
- Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que compõe a
Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o versículo inicial ler e depois coloca
no quadro para e vocês começam a explicar cada parte. Isto deve acontecer o
último versículo.
- Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos como a
maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs repetições...”
- Falem: Agora, vocês já sabem como orar!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário