Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 10: Igreja e SociedadeProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Igreja e Sociedade, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Missão Social”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
ilustrar as ordenanças da igreja, utilizem a dinâmica “O Batismo” e “A
Ceia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(01 forma
de utilização): escrever o título da lição; mas, vocês podem escrever outras
informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram
sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima
citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos
alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês
devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de
batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão
“saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: A Ceia
Objetivo:
Promover momento de
entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a
mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo
pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco
de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo
sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma
mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus
pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora
fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os
alunos da classe.
- Distribuam para
cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma
orientação.
Lembrem-se de que
cada pão deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem
que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante,
falando uma mensagem.
- Esta atividade deve
ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles
podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário