Juvenis – Queda e Redenção
Lição 09: O Sacrifício do RedentorProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O sacrifício do Redentor, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Sofrimento de Cristo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: O Sofrimento de Cristo
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01 corrente confeccionada de papel ou EVA
01 alfinete ou agulha
01 folha de papel madeira ou cartolina
Procedimento:
- Perguntem:
. Alguém aqui passou
por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você
se sentiu?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma
corrente, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa
discussão ou briga? Como você se sentiu quando apanhou?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem um
cinto, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já se furou com algo perfurante, como prego,
alfinete etc?
Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma
agulha, para representar a situação vivenciada.
- Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza
etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara
com o que vocês relataram.
- Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus,
aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele.
- Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com um desenho
de uma cruz em tamanho grande.
- Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.
- Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram
que causaram sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem
ser escritas ao redor da cruz.
Preso
Acusado com falsas testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram no rosto dele
Coroa de espinhos na cabeça
Morte na cruz
- Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da
morte de cruz?
Enfatizem que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá
vida abundante.
- Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a
sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos
mando”(Jo 15.13 e 14).
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
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