Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 10: Paulo e seu Amor pela Igreja
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
-
Apresentem o título
da lição: Paulo e Paulo e seu Amor pela Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma,
vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma
aprendizagem mais significativa.
- Apresentem 01 mapa
para apontar a cidade de Tessalônica.
Mapa é um recurso
pedagógico e torna a apresentação documentada.
- Apliquem
a dinâmica “O amor na igreja local”, quando abordarem sobre o assunto do item III
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapa; material da dinâmica;
- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição); mas, vocês podem
escrever outras informações; apresentação de 01 mapa;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O amor na igreja
local
Objetivo: Enfatizar a
importância de pertencer a igreja local, exercendo a virtude do amor, da fé e
da esperança.
Material:
01 quebra-cabeças com figura
de Igreja
Colem a figura da
Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça de acordo com
o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
01 coração pequeno para
cada aluno (pode ser de EVA ou cartolina color-set vermelha.
Procedimento:
- Distribuam as peças
para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça).
- Em seguida, peçam
para que os alunos montem o quebra-cabeça.
- Após a montagem,
perguntem: O que vemos?
Um quebra-cabeça com
uma figura de igreja.
Cada parte desta figura
foi colocada por vocês.
- Depois, trabalhem as
seguintes ideias:
Você é uma peça do
quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a Igreja, que
deve estar em unidade e em comunhão para adorar.
Uma peça do
quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das outras
peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem a importância
de estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus,
fortalecer os relacionamentos com o próximo e comunhão com o Senhor, através da
virtude do amor, da fé e da esperança.
- Agora distribuam um
coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos
alcançados.
- Também afirmem que é
pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos
dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns
aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos
amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com
os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor
podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes
da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor
de Deus?
Estamos praticando na
verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os
alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de
“troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir
entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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