Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
Lição 06: A Grande TribulaçãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: A
Grande Tribulação.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem: Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação. A igreja
neste período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o Arrebatamento.
Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
- Para continuar a montagem da
linha do tempo, coloquem a expressão “A Grande Tribulação” depois
do “Tribunal de Cristo”.
Depois,
comecem o estudo sobre o conteúdo, buscando sempre a participação do aluno.
-
Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Aguardem as
respostas e depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e
reservem este material.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e
Respostas e o Conhecimento Prévio.
-
Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos personagens que aparecerão
neste período:
DRAGÃO:
O Diabo, A Serpente
A
BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do Pecado
A
SEGUNDA BESTA: Falso Profeta
-
Agora, trabalhem as características e funções de cada personagem neste período
de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua atuação hoje no mundo.
Nesta
explicação, vocês devem falar sobre o Dia do Senhor, apostasia, a Falsa
Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e como terminará este
período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.
-
Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande Tribulação?
Para
tanto, apresentem as respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos
vão falar.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica
“A Máscara”, que proporcionará a
reflexão sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição e as respostas dos alunos); mas, vocês podem escrever outras
informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e as respostas dos
alunos a linha do tempo e apresentação da dinâmica;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Máscara
Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material:
01
máscara
03
alunos
Procedimento:
1
- Antes do início da aula:
-
Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
-
Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características
pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende
realizar, relatar acontecimentos
ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja
moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou
falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
-
Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma
verdadeira.
-
Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a
turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2
– No momento da realização da dinâmica:
-
Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
-
Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um
falar, coloquem a máscara nele.
-
Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem
a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que
lhes convenceu disto.
Deixem
a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
-
Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
-
Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a
verdade.
Coloquem
a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
-
Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano
convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
-
Para finalizar, leiam:
II
Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem
que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da
perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se
assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário