Pré-adolescentes - Jesus, o salvador
Lição 10: O Perdão Aproxima-nos de Deus
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O perdão aproxima-nos de
Deus, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Escrevam no quadro a palavra PERDÃO e solicitem aos alunos
para que alguém relate um problema que enfrentou que precisou do perdão de
alguém ou que tenha perdoado.
Aqui está sendo utilizada a estratégia do Relato de
experiência.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O lápis, o
apontador e a borracha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco: 01 forma de utilização, escrever o
título da lição; mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Relato de experiência;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: O lápis, o apontador e a borracha
Objetivos:
Refletir sobre a conduta do cristão.
Enfatizar a importância do perdão.
Material:
01 cópia do texto “A História do Lápis” para cada aluno(vejam
no procedimento)
01 lápis grafite
01 borracha
01 folha de papel ofício
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto “A História do Lápis” para
cada aluno.
2 - Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto
escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um narrador.
A História do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura,
perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E
por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais
importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você
fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de
especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco
qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz
com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não
deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós
chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que
estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco,
mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma
borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa
que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter
no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a
madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre
cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma
marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar
traços, e procure ser consciente de cada ação.
Autoria do texto desconhecida.
- Para concluir, reflitam com os alunos sobre os 05
ensinamentos do texto, relacionando-os com o perdão.
Por Sulamita Macedo.
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