Juvenis – Queda e Redenção
Lição 10: Arrependimento
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Arrependimento, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Peso do Pecado”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: O Peso do Pecado
Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos
dá através do perdão.
Material: 01 objeto pesado(cadeira, livro grande...) ou uma fruta
grande (melancia, jaca...).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o
homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem
falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está
incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso
que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29:
“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA
e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre
uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do
pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o
pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas
através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma
vida transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário