Juvenis – Queda e Redenção
Lição 07: A Encarnação do Redentor
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: A encarnação do Redentor, escrevendo
no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Amor de Deus”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: O Amor de Deus
Objetivo:
Refletir sobre o amor de Deus, enviando seu filho para
nascer, viver e morrer para que tivéssemos salvação.
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação
entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No
outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a
humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.
- Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o
relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução
para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a
palavra “JESUS”.
- Falem: Jesus encarnou-se, isto é, nasceu para que
tivéssemos através dele o acesso ao Pai.
- Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas,
comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal”
que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e
entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do
versículo.
- Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”,
falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a
humanidade.
- Para concluir, leiam: “Mas Deus prova o seu amor para
conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário