Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 07: Sobre a vingança e o amor
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Sobre
a vingança e o amor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações; cartolina ou
papel madeira;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, cartaz
contendo os ditados populares e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
01
coração pequeno para cada aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um
concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem
qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração,
afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de
comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com
tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu
coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência,
suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração
mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que
deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno,
representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como
discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros;
como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos
conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que
temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes
da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor
de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas
ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si,
promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as
verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário