Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 10: A ambição do discípulo: Não à “segurança”
dos bens materiais
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A
ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Maior
Tesouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização): escrever o
título da lição;; mas, vocês podem
escrever outras informações, durante a condução da aula;
Material
da dinâmica(veja abaixo na descrição da dinâmica);
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica, para iniciar o estudo da lição.
Dinâmica: O Maior Tesouro
Objetivo:
Refletir sobre o apego aos bens materiais e enfatizar a
importância de acumular tesouros no céu.
Material:
Figuras de objetos de desejo: roupas, celular, ipod,
sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro,
som etc.
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome “Caixa do
Tesouro”.
Digitar os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar dentro da
caixa dourada
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de mulheres e outro de
homens.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo:
roupas, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto,
casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina
- Forneçam as seguintes orientações:
Escolham as figuras que representam todos os objetos que
vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que
desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada
grupo(homens e mulheres):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes objetos?
Vocês podem adquirir estes objetos?
- Depois, falem: A verdadeira prosperidade não consiste em
bens terrenos, mas em tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que
consiste no equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual, crendo na
providência divina.
- Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância
elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois
Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).
- Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou um baú
pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai
encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem
tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu,
onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem
roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”
(Mateus 6:19).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário