RSS

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja

Lição 08: A Singularidade de Israel nos Últimos Dias

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Singularidade de Israel nos Últimos Dias. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “A grande Tribulação para os judeus” depois de “A manifestação do Anticristo”.

- Para dar continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Relógio de Deus”, com o objetivo de introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;

Material da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição e a linha do tempo;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: O Relógio de Deus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico, partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

Material:

01 mapa Múndi

01 relógio grande(tipo de parede)

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.

- Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.

- Depois, solicitem que os alunos falem sobre os conflitos que giram em torno dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.

Observem atentamente o que eles vão falar; se acrescentem outras informações.

- Em seguida, apresentem um relógio grande.

Aproveitem e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação das horas e nossas atividades.

- Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?

- Depois, falem que a aula será sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus no plano divino para as últimas coisas.

Por Sulamita Macedo

0 comentários: