Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
Lição 08: A Singularidade de Israel nos Últimos Dias
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título
da lição, escrevendo no quadro: A
Singularidade de Israel nos Últimos Dias. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para continuar a montagem da
linha do tempo, coloquem a expressão “A grande Tribulação para os judeus”
depois de “A manifestação do Anticristo”.
-
Para dar continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Relógio de Deus”, com o objetivo de
introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano
escatológico.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e a linha do tempo;
- Aplicação
de 01 dinâmica.
Dinâmica:
O Relógio de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no
plano escatológico, partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
Material:
01
mapa Múndi
01
relógio grande(tipo de parede)
-
Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.
-
Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.
-
Depois, solicitem que os alunos falem sobre os conflitos que giram em torno
dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.
Observem
atentamente o que eles vão falar; se acrescentem outras informações.
- Em
seguida, apresentem um relógio grande.
Aproveitem
e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação
das horas e nossas atividades.
-
Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?
-
Depois, falem que a aula será sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua
relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus no
plano divino para as últimas coisas.
Por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário