Adolescentes - História da igreja para Adolescente
Lição 01: Como Surgiu a Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Como Surgiu a Igreja.
-
Depois, utilizem a dinâmica “História de Vida”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a história da igreja,
através da contextualização da história de vida do aluno.
01
caixa de sapato coberta com papel madeira ou outro tipo de papel liso
½
folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício.
-
Peçam para que escrevam o nome deles e pelo menos 05 coisas que já aconteceram
com eles.
-
Quando eles terminarem, apresentem uma caixa de sapato com tampa.
-
Peçam para que eles falem o que escreveram.
-
Depois, solicitem que os alunos coloquem os papéis dentro da caixa.
-
Falem: O que vocês falaram se referem as coisas que já aconteceram com vocês,
isto é, os acontecimentos ocorridos fazem parte da história passada de vocês,
por isso os papéis foram colocados dentro da caixa, representando o que já
passou.
Vocês
estão vivendo hoje os acontecimentos da história de vida de vocês no tempo
presente. A tampa da caixa representa o tempo presente. O que vocês estão
fazendo no tempo presente que podemos escrever na tampa da caixa?
Aguardem
as respostas dos alunos e escrevam na tampa da caixa.
-
Depois, falem da importância da história de vida de cada aluno, o que já
aconteceu e o que está acontecendo.
-
Em seguida, enfatizem a importância de estudar a história da igreja.
-
Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então,
comecem a explanação da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário