Sugestões
para as lições de Pré-adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
- Apresentem o título da
lição, escrevendo num quadro: A Ciência e a Sabedoria.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sabedoria
de Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sabedoria de Deus
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes pequenos(quantidade
depende do número de alunos)
Papel pequeno com o versículo
de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)
01 pincel atômico ou um
marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora da
caixa, que fique bem visível
Colocar o versículo de Tg 3.17
dentro de cada envelope
Colocar os envelopes dentro da
caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9 a
12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos
olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que
ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler:
Tiago 1.5: “E, se algum de vós
tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não
lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Quando o aluno estiver lendo
a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está com a
caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para
quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido
novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um pedido
sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem
abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto
vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro
as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à
medida que os alunos citarem cada uma delas.
- Para finalizar, leiam Provérbios
2:6: “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o
entendimento”.
Por Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes –
Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 12: O Mestre fez
promessas
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar o
cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo apliquem a dinâmica
“Pentecostes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias
línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias
línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir, o
trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on-line.
Português: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the
world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera
amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en
él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt
geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben,
nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé
ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun
d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar
a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário