Lição 12: Vivendo em oração
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Vivendo em oração.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
- Perguntem para os alunos:
O que é oração?
É algo espontâneo ou
repetitivo?
De acordo com o texto lido, a
oração é algo mecânico?
Observem as respostas dos
alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo algo se
necessário.
- Depois coloquem no quadro ou
cartolina as seguintes frases:
Como orar?
Onde orar?
Por que orar?
Quando orar?
Trabalhem as respostas dessas
perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
Utilizem o texto “O Pai
nosso explicado” quando for trabalhada a pergunta “Como orar?”
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Caminhando em oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de oração, exercitar a oração intercessória e agradecer as
bênçãos recebidas.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos sobre
oração
Procedimento:
- Organizem o material da
dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre
ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada objeto
representa:
Tapete: caminho da vida
cristã.
Rosas: bênçãos recebidas.
Pedras: as dificuldades que
enfrentamos.
Os versículos: em que
confiamos.
- Peçam para que cada aluno
passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra
grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um
versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma
rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já
alcançada.
- Para finalizar, façam uma
oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos
já alcançadas.
Observações:
- Se sua turma tiver
quantidade grande de alunos, faça neste domingo apenas com uma parte da classe
e em outra aula com o restante.
- Se sua classe funcionar
dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o
material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo
O Pai
Nosso explicado
1 - “Pai Nosso, que estais no
céu, santificado seja o vosso nome...”
Esta parte inicial deixa claro
que toda oração deve ser dirigida exclusivamente ao Deus Criador (ao Pai), que
está no céu. Segundo a Bíblia, a palavra santificado significa: separado,
diferenciado, exclusivo e de forma inconfundível. Logo, toda oração deve ser
encaminhada diretamente ao Deus Criador. Isso quer dizer que não convém
endereçarmos a personalidades históricas tentando bajulá-las com "jeitinho
brasileiro". Suborno, corrupção e pistolão, só "funcionam" na
sociedade brasileira, no relacionamento com Deus esse tipo de tentativa não é
indicado.
2 - “... venha a nós o vosso
reino...”
Aqui, Jesus Cristo usou a
palavra reino porque, naquela época, a maioria dos povos só conhecia
organizações do tipo “reinado” (um rei e seus súditos). Nos dias de hoje as
"sociedades" são mais comuns (governantes e cidadãos). Portanto, a
expressão reino de Deus quer dizer sociedade de Deus, critérios sociais
estabelecidos e administrados por Deus. Logo, nesta parte da oração Jesus
Cristo nos ensina que não devemos inventar leis de nós mesmos. Precisamos
praticar as leis de Deus (Seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado
e termos direito a petições.
3 - “... seja feita a vossa
vontade, assim na terra como no céu”.
Nesta parte Jesus deixa claro
que mesmo nos tornando cidadãos do reino de Deus, não podemos fazer projetos a
revelia. Temos que nos adaptar aos critérios de Deus e nos conformar com o que
Ele nos permitir. Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem-sucedidos) em
tudo o que fizermos.
4 - “O pão nosso de cada dia
nos dai hoje...”
Aqui, a palavra pão significa
suprimento, alimento, vestimentas, etc. Nesta parte Jesus ensina que não
adianta pedir a mais com o intuito de estocar. Deus só concede o que
necessitamos de imediato, o amanhã é um outro dia e não adianta pedir com
antecedência. (Provavelmente para não descuidarmos com o que já temos nem
desperdiçarmos).
5 - “... perdoai-nos as nossas
ofensas [dívidas], assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam [aos nossos
devedores]...”
Nesta parte fica evidente que
se estamos em débito com Deus, precisamos pedir o perdão destas dívidas (destas
ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos.
Note, entretanto, que existe uma condição para que Deus nos perdoe e, consequentemente,
nos atenda. A pré-condição é sermos capazes de perdoar os que estão em débito
conosco também (aos que tenham nos ofendido), de modo a alcançarmos o perdão de
Deus e recebermos aquilo que desejamos.
6 - “... e não nos deixeis
cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.
Aqui, Jesus Cristo comenta que
o mal e as tentações existem de verdade. A melhor maneira de nos proteger é
seguir os ensinamentos de Deus pedindo a Ele frequentemente que nos proteja e nos
salve do "predador" da humanidade (mais conhecido como diabo ou
satanás).
Autoria desconhecida. Texto extraído
da Internet.
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