Pré-adolescentes - O Evangelho do discípulo amado
Lição 01: A Palavra Eterna Habitou entre Nós
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A Palavra Eterna habitou entre nós.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Jesus Nasceu”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Jesus nasceu!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do nascimento de Jesus e aceitá-LO como salvador.
01 figura de uma estrela
01 aliança ou anel de
ouro(para representar ouro)
01 vidro de perfume( para
representar incenso)
01 frasco de mirra(vocês
encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01 figura do recém-nascido
Jesus ou uma “manjedoura”
Procedimento:
- Entreguem para 01 aluno a
figura de uma estrela.
- Escolham 03 alunos para
representar os magos. Entreguem para eles ouro, incenso e mirra(conforme
descrito no item material).
- Coloquem 01 figura do
recém-nascido Jesus ou uma “manjedoura” em um determinado lugar da classe.
- Deem as seguintes
orientações: o aluno que está com a estrela deve caminhar pela sala até chegar
ao menino Jesus e deve ser seguido pelos magos.
- Falem: Os magos saíram do
Oriente para Jerusalém para ver o recém-nascido Jesus, com a intenção de
adorá-Lo, conforme lemos em Mt. 2. 2:
“Onde está aquele que é
nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a
adorá-lo”.
- Falem: A estrela que os
guiava parou onde estava Jesus e eles tiveram uma grande alegria. Leiam: Mt 2.
9 e 10:
“E, tendo eles ouvido o rei,
partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles,
até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles
a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria”
- Falem: Os magos se
prostraram diante de Jesus e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Leiam
Mt 2.11:
“E, entrando na casa, acharam
o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus
tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra
- Perguntem: Estes foram os
tesouros oferecidos pelos magos para Jesus. E o que você tem para oferecer a
Jesus?
Aguardem as respostas.
Certamente, eles vão dizer que é aceitá-LO como salvador.
Jesus nasceu numa manjedoura,
hoje ele pode nascer no meu coração.
- Falem: Jesus já nasceu no
coração de vocês? Já aceitaram Jesus como salvador?
Parabenizem aqueles que
responderem afirmativamente e perguntem se alguém desejar fazer isto agora.
Façam uma oração por eles.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário