Sugestões para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a
dia
Lição 13: O caminho para viver
- Agora, falem que o tema da
aula será sobre a escolha do bom caminho para viver.
Observação: Na aula de hoje,
além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva
do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
- Para trabalhar o tema,
organizem as cadeiras da sala em duas filas, uma de frente para outra, deixando
um espaço para representar um caminho.
- Depois, coloquem objetos e
nomes que lembrem e façam referência a boas e más escolhas e reflitam sobre
isto com os alunos, enfatizando o melhor caminho a seguir.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Conselhos de Provérbios”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos de
Provérbios
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre os conselhos extraídos do livro de Provérbios.
13 bexigas
Os 13 títulos das lições
digitados, recortados em tamanho pequeno
Procedimento:
- Falem: Neste trimestre,
estudamos sobre conselhos extraídos do livro de Provérbios.
- Coloquem cada conselho,
representado pelo título de cada lição, dentro de uma bexiga, encham cada bola
e deem um nó.
Busque a Sabedoria
Obedeça aos Pais
Evite as más Companhias
Pratique a Bondade
Desvie-se do Mal
Fuja da Imoralidade!
Vença a Preguiça
Tenha cuidado com o que fala!
Aprenda a Perdoar
Como Relacionar-se com o
Próximo
Seja Prudente!
Fuja da Contenda!
O Caminho para Viver
- Organizem os alunos em pé
formando um círculo.
- Coloquem as bolas dentro do
círculo no piso.
- Peçam para um aluno pegar
uma bexiga e estoure. Procure o papel e leia para turma. Isto deve acontecer
até a última bexiga.
- Solicitem para que os alunos
falem sobre este conselho. Depois, vocês acrescentam outras informações.
Por Sulamita Macedo.
2 – Adolescentes – História da
Igreja para adolescentes
Lição 13: A igreja na
atualidade
- Apresentem o título da lição: A igreja na atualidade.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Sal da Terra”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivos:
Promover reflexão sobre o comportamento
do cristão como “sal da terra”.
Enfatizar que o cristão deve
influenciar o mundo.
03 copos transparentes com
água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água
sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de
01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de
outro copo(situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem(situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o
cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e
se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão
para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que
no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário