Sugestões para as lições de Pré-adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 13: No meio do fogo cruzado
- Apresentem o título da
lição, escrevendo num quadro: No meio do fogo cruzado.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Sal da Terra”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivos:
Promover reflexão sobre o
comportamento do cristão como “sal da terra”.
Enfatizar que o cristão deve
influenciar o mundo.
03 copos transparentes com
água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal representa
o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água
sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de
01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de
outro copo(situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem(situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o
cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e
se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão
para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que
no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 13: A crucificação e ressurreição de Cristo
- Apresentem o título da lição:
A crucificação e ressurreição de Cristo.
- Depois, apliquem a dinâmica
“O Grande Vencedor”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Grande Vencedor
Objetivo:
Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a
ressurreição.
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - Uma semana antes da aula:
- Escolha um filme sobre
Jesus.
- Assista ao filme, observando
a parte que se refere ao tema da lição.
2 – No dia da aula:
- Cheguem cedo a EBD e
organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão
funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que
o tema da aula será sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que
nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
- Falem que durante a exibição
de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento
dos acontecimentos.
- Depois da exibição, dividam
a turma em dois grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01
pincel atômico para cada grupo.
- Orientem para que cada grupo
desenhe 01 cena que mais chamou a atenção deles. Depois, eles mostram os
desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem
no máximo 05 minutos para esta atividade.
- Não se esqueçam de enfatizar
que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição
dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria
nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:
“E, se Cristo não ressuscitou,
logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário