Jovens: Os Bons e Maus Exemplos -
Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 01: Moisés: A Diferença que a Presença de Deus Faz
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:
Moisés: A Diferença que a Presença de Deus Faz.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir o estudo desta
lição, apliquem a dinâmica “O Exemplo de Moisés”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Exemplo de Moisés
Objetivos:
Enfatizar a importância da presença de Deus na vida
de Moisés.
Concluir o estudo sobre as características pessoais de Moisés e sua liderança diante do povo de Israel.
Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a
quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo algumas
sugestões).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Falem: Depois do que já estudamos sobre o
personagem Moisés, quais características podemos apontar deste servo de Deus?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes
características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador - na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos liderados(na fila e
em pé)
Agenda lotada(“... de manhã ao por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de
Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Gozava da presença de Deus
Rejeitava o erro e corrigia
- Distribuam para os alunos as figuras de pés e
peçam para que escrevam uma das características apontadas(01 característica por
pé).
- Depois, montem no piso da classe um caminho com as
figuras de pés.
- Falem: Este caminho representa o caminhar de um
líder desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de
Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram
executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer
positivas ou negativas.
- Agora falem: O que cada uma destas características
pode representar para vocês como líderes na sua casa, igreja ou trabalho? O que
vocês podem aprender, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada
enquanto líderes?
- Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho
e apontem 01 característica positiva que precisa ter ou que já possui e 01
negativa que gostaria de modificar(outras características podem ser ditas pelos
alunos que eles já percebem que já possuem como lideres).
- Concluam, lendo Isaías 30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por
detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem
para a direita nem para a esquerda”.
Por Sulamita Macedo.
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