Sugestões
para as lições de Adolescentes
1 – Revista de Edição Especial
para Adolescentes
Lição 11: Seja Prudente!
- Agora, falem que o tema da aula será sobre a prudência.
- Perguntem: O que vocês acham que seja Prudência?
Procurem então fazer um
conceito deste vocábulo a partir das ideias dos alunos e com acréscimo de
outras informações se necessário.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Entrando numa fria”
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Entrando numa Fria
Objetivo:
Refletir sobre a prudência, a imprudência e suas consequências.
Material:
Depósito com pedras de gelo
Copos descartáveis
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Peçam para que os alunos
relatem situações que aconteceram com eles que envolvam a prudência ou a
imprudência.
Quando o relato exemplificar a
prudência, todos devem bater palmas.
Quando o relato exemplificar a
imprudência, todos devem falar: “Entrou numa fria!” e ganhará um copo
descartável com gelo.
Falem o que significa a
expressão “entrar numa fria”: confusão, encrenca, não fez do jeito correto.
Peçam para que os alunos
deixem seus copos com gelo reservados, porque depois serão utilizados.
- A partir destes relatos
falem sobre a importância da prudência e os resultados positivos. Também falem
sobre as consequências negativas da falta de prudência.
- Agora, peçam para que os
alunos que “ganharam” o copo com gelo, observem como está o gelo. Deve ter
havido degelo. Então, aproveitem e falem que esta transformação pode nos
remeter a mudança de comportamento do imprudente que “entrou numa fria” para uma
situação diferente com mudanças de atitudes.
Por Sulamita Macedo.
Lição 11: John Wesley: o poder da pregação
- Apresentem o título da lição: John Wesley: o poder da
pregação.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar sobre o
tema da filiação divina, utilizem a dinâmica “Sou filho de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sou filho de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a forma de se
tornar filho de Deus.
Material:
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos
separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos
dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos
círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os
alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados
de Deus.
- Depois, apresentem o que
Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu
grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na
ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês
continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando:
Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve
passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome
dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos
estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande
amor de Deus para com eles e a humanidade.
- Leiam: “Mas Deus prova o seu
amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda
pecadores”(Romanos 5:8).
- Para concluir, falem que
quando aceitamos Jesus como Salvador, tornamo-nos filhos de Deus, conforme
lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário