Sugestões para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 13: A Mídia em Prol do
Reino de Deus
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre “A Mídia em Prol do Reino de Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “Influências do Meios de comunicação”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Influências do Meios
de comunicação
Objetivos:
Concluir o estudo sobre as
influências dos meios de comunicação.
Enfatizar o bom uso dos meios
de comunicação.
Figuras dos diversos meios de
comunicação
Cartolinas coloridas
Cola
Pincel atômico
Tesoura
Fita adesiva
- Procedimento:
- Falem: Vamos organizar um
painel na aula de hoje com o tema: As Influências dos Meios de Comunicação.
Primeiramente, vamos trabalhar
sobre o tema desta lição de forma objetiva, enfatizando como a Igreja pode
utilizar os meios de comunicação a favor do Reino de Deus, apresentando
exemplos diversos.
Aproveitem e pensem com os
alunos formas de utilização da internet para evangelizar, enviar
mensagem para os alunos sobre a lição, comunicação em geral sobre a turma e
outras atividades etc.
- Em seguida, organizem com os
alunos o painel sugerido, afirmando para eles que esta é uma forma de fazer um
resumo e fechamento do tema estudado no trimestre.
O painel deverá ter dois
pontos principais: Utilização sábia e o uso indevido dos meios de comunicação.
Vocês devem preparar
antecipadamente alguns pontos importantes que não podem faltar no painel,
retirados das lições e também versículos bíblicos, por exemplo:
Uso indevido: o tempo
excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio diante de sites e
leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Utilização sábia: visão
crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida de comunhão
com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
- Confeccionem o painel de
forma que fique atrativo, utilizando letras legíveis e de tamanho adequado e
figuras.
- Depois, coloquem o painel em
local de fácil visualização, no ambiente externo da igreja, para que as pessoas
possam ler.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
Lição 13: Aviva, ó Senhor, a
tua Obra!
- Apresentem o título da lição: Aviva, ó Senhor, a tua Obra!
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
"Vida Frutífera".
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Vida Frutífera
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que
devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a
infidelidade a Deus.
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
- Distribuam a metade da folha
de papel ofício para cada aluno.
- Orientem para que eles
desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do
lado direito).
- Agora, solicitem que eles
façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno
deverá escrever em que ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé
está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte
quer derrubá-la? É bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual
o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este
solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá
desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore
espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
- Para concluir, falem: Temos
plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?
Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou
Deus, com apostasia, infidelidade a Deus.
Por Sulamita Macedo.
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