Lição 11: Relacionando-se com
a Igreja local
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com a Igreja local.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas
- Escrevam no quadro as
seguintes perguntas:
Quando se originou a Igreja?
O que é igreja universal e
local?
Aguardem as respostas.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Você é importante”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir sobre a valorização
pessoal.
Material:
01 quebra-cabeça para cada
grupo
Observação: Adquiram
quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo
nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo
um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo
monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está
faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o
quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas
e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta
que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são
importantes para suas famílias e para a igreja.
- Então, entreguem a peça que
falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do
quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os
alunos sobre a valorização pessoal e a importância de estar participando de uma
igreja local.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário