Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Lição 12: O Lar e os Meios de
Comunicação
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre “O Lar e os Meios de Comunicação”.
- Iniciem o estudo do tema,
através da dinâmica “Gotas de Óleo”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem
a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Gotas de Óleo
Objetivo:
Refletir sobre o que origina os problemas familiares e as indicações de como
solucioná-los.
Material:
Cópia de texto “Algumas gotas
de óleo”(postado abaixo)
01 dobradiça
01 frasco com óleo
lubrificante
Nomes digitados: Gotas de
Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor,
Afeição, Silêncio.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
1 – Dividam a turma em dois
grupos.
2 – Distribuam uma parte do
texto “Algumas gostas de óleo”, isto é, somente os dois primeiros parágrafos:
“Num
quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas
dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava
quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a
passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no
trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela
circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e
carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de
incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na
antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.”
3 – Agora, forneçam algumas
orientações:
Para o grupo 01: ler os dois
parágrafos e fazer uma relação entre a porta que rangia nas dobradiças com os
conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre isto?
Apresentar o resultado em uma
cartolina.
Entreguem para este grupo 01
dobradiça, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Para o grupo 02: ler os dois
parágrafos e fazer uma relação entre o óleo que foi colocado na dobradiça com a
diminuição dos conflitos familiares. Que pontos eles podem apresentar sobre
isto?
Apresentar o resultado em 01
cartolina.
Entreguem para este grupo o
frasco de óleo lubrificante, 01 cartolina e 01 pincel atômico.
Tempo para organização: 10
minutos no máximo.
4 – Os grupos devem apresentar
o resultado de forma objetiva, em 03 minutos.
Colocar as cartolinas fixadas
no quadro ou parede, próximo aos alunos.
5 – Agora, distribuam o texto
completo para os alunos e realizem a leitura de forma compartilhada:
Algumas
gotas de óleo
Num
quarto modesto, o doente grave pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas
dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava
quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada.
Com a
passagem do médico, a porta rangia, nas idas e vindas do enfermeiro, no
trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela
circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e
carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de
incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na
antiga engrenagem e a porta silenciou tranquila e obediente.
A
lição é singela, mas muito expressiva. Em muitas ocasiões há tumulto dentro de
nossos lares, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças
das relações fazendo barulho inconveniente. São problemas complexos, conflitos,
inquietações, abalos… Entretanto, na maioria dos casos nós podemos apresentar a
cooperação definitiva para a extinção das discórdias.
Basta
que nos lembremos do recurso infalível de algumas gotas de compreensão e a
situação muda. Algumas gotas de perdão acabam de imediato com o chiado das
discussões mais calorosas. Gotas de paciência no momento oportuno podem evitar
grandes dissabores. Poucas gotas de carinho penetram as barreiras mais sólidas
e produzem efeitos duradouros e salutares. Algumas gotas de solidariedade e
fraternidade podem conter uma guerra de muitos anos. É com algumas gotas de
amor que as mães dedicadas abrem as portas mais emperradas dos corações
confiados à sua guarda. São as gotas de puro afeto que penetram e dulcificam as
almas ressecadas de esposas e esposos, ajudando na manutenção da convivência
duradoura.
Nas
relações de amizade, por vezes, algumas gotas de afeição são suficientes para
lubrificar as engrenagens e evitar os ruídos estridentes da discórdia e da
intolerância.
Dessa
forma, quando você perceber que as dobradiças das relações estão fazendo
barulho inconveniente, não espere que o vizinho venha solucionar o problema.
Lembre-se que você poderá silenciar qualquer discórdia lançando mão do óleo
lubrificante do amor, útil em qualquer circunstância, e sem contra indicação.
Não é
preciso grandes virtudes para lograr êxito nessa empreitada. Basta agir com
sabedoria e bom senso. Às vezes, são necessárias apenas algumas gotas de
silêncio para conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz.
E se
você é daqueles que pensa que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de
que as grandes montanhas são constituídas de pequenos grãos de areia.
Autoria
do texto desconhecida.
6 - Após a leitura, perguntem
aos alunos quais foram as gotas de óleo mencionadas no texto.
À medida que as gotas forem
citadas, coloquem os nomes das gotas(já
digitadas), no quadro: Gotas de
Compreensão, Perdão, Paciência, Carinho, Solidariedade, Fraternidade, Amor,
Afeição, Silêncio.
7 – Em seguida, façam uma
reflexão entre o que os alunos apontaram para os conflitos(a porta que rangia)
e o óleo, que motivou a solução da situação incômoda, com os pontos levantados
no texto.
8 – Para, concluir, façam
também uma análise sobre os problemas na família quanto ao uso dos meios de
comunicação, interferindo no relacionamento, nos momentos de estar juntos,
dificultando o diálogo etc.
9 - Agora, iniciem o estudo do
tema, apresentando mais uma gota de óleo na fechadura – o cuidado com o uso dos
meios de comunicação, utilizando-os de forma sábia no lar.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
Lição 12: As bênçãos do
Avivamento Espiritual
- Depois, apliquem a dinâmica
“O Fruto Desejado”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem
a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do
Espírito.
Material:
01 tangerina sem casca(deixem
apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes
digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a tangerina e
falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta tangerina. Vejamos a
razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada
parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos
conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma
pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou
cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre o
propósito do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do
tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do
Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário