Dinâmica: O livro de Jó
Objetivo:
Apresentar visão panorâmica do livro de Jó.
Bíblia do aluno
Nomes digitados dos personagens
do livro
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Falem que, na lição 01,
vamos conhecer o livro de Jó através de uma visão geral. Mas, nas lições
posteriores, vários pontos importantes para este escrito serão aprofundados.
- Então, peçam para que os
alunos abram a Bíblia no livro de Jó.
- Perguntem:
Qual o personagem principal,
os secundários e os coadjuvantes?
Quando falarem os nomes dos
personagens, coloquem com fita adesiva os nomes deles em alguns alunos.
- Peçam para que os alunos que
estão com nomes de Jó e seus amigos para que se posicionem diante da classe.
- Falem: Com estes
personagens, vamos estudar sobre pontos de vista diferentes sobre as
indagações: Por que os justos sofrem? Existe bondade desinteressada? Pode o
homem compreender Deus?
- Ainda com a Bíblia aberta, solicitem
para que procurem o nome do autor e se há alguma data que faça referência ao
tempo em que foi escrito.
Aguardem as respostas.
Enfatizem que não é mencionada
a autoria. Mas, era uma pessoa que conhecia a forma poética, apresentem as
supostas indicações de autores conforme o conteúdo da lição.
Quanto ao tempo histórico,
falem que foi na era patriarcal. Apresentem as evidências expostas na lição.
- Agora, façam um city tour
pelo livro para apresentar a estrutura literária: prosa-poesia-prosa.
Vejam as delimitações da prosa
e poesia nos capítulos no texto da lição.
- Para concluir, perguntem:
Por que é importante estudar sobre o livro de Jó?
Aguardem as respostas.
Depois, leiam conjuntamente:
“Porque tudo o que dantes foi
escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação
das Escrituras tenhamos esperança”(Romanos 15:4).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário