Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Lição 11: As Facilidades e os
Riscos da Internet
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre “As Facilidades e os Riscos da Internet”.
- Iniciem o estudo do tema,
através da dinâmica “Apenas um Clique”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem
a participação dos alunos nas aulas.
- Aproveitem a oportunidade
para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do
nome e do template, quem será o responsável para manter o blog
atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta
lição e comecem a usar o WhatsApp, colocando mensagens para seus alunos
sobre a lição ou outras de sua preferência.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo:
Refletir sobre o uso da Internet.
Material:
½ de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês
acessam a internet?
As respostas devem girar em
torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador, tablet
etc.
- Aproveitem este momento e
falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades.
- Agora, apresentem para os
alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas
perguntas:
Na verde: Quais os pontos
positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos
negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos
pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar
a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos
pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar
a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade
e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte,
leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com
eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores
utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A
cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a vermelha
nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o
conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios
para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet
e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por
parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da
importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando
levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que
separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique,
que depende de sua vontade e autocontrole.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que
não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do
Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as más conversações
corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos
meus olhos”. Salmos 101:3ª
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para
a Juventude
Lição 11: Avivamento e o
Despertamento para a Obra Missionária
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem
a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Falem sobre o ide de Jesus,
leiam Mc 16.15. E, para saber quem nos capacita para isto e de que forma, leiam
At 1.8.
- Falem sobre Missões
Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar com a obra
missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando das
atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
- Falem da importância que há
em se manter contato com os missionários e incentivem os alunos a enviar email
para eles. Para tanto, apresentem uma lista nominal dos missionários, país onde
estão trabalhando, se tem filhos na idade deles (os alunos). Decidam
conjuntamente quem vai manter contato com o missionário ou será um email em
nome da classe. É interessante que esta comunicação seja frequente e que ao
receber resposta de email, ler para a classe.
- Também organizem uma oferta
para a obra missionária: marquem para o próximo domingo a entrega da oferta.
Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento de evangelismo da igreja,
acompanhados de pelos dois alunos da classe.
- Para trabalhar as formas de
evangelização, distribuam 02 folhetos evangelísticos para os alunos, para que
entreguem ao sair da igreja até chegar em casa. Apresentem as ações
evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja, incentivem os alunos a
participar, indicando dia, hora e local da atividade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica
“Anunciando".
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando
Objetivo:
Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de
Salvação.
Material:
Chocolate para uma parte da
turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03
grupos.
- Orientem cada grupo da
seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão
chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a
vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão
chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante,
quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos,
formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos
para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que
podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode
representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar
Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas
que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas
que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas
que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram
alcançadas.
- Para finalizar, reflitam
sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o
evangelho.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário