Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada
pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 13: A Vigilância conserva pura a Igreja
- Apresentem o título da lição: A Vigilância conserva pura
a Igreja.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
- Apliquem
a Dinâmica
“Esperando o noivo”, para enfatizar a importância da vigilância na
vida do cristão.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Esperando o noivo
Objetivos:
Ilustrar e estudar sobre a
parábola das 10 Virgens, observando a vigilância.
Refletir sobre qual deve ser a
conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
10 velas
05 caixas de palito de
fósforos
05 caixas de palito de
fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Escolham 05 alunos para
representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.
- Entreguem velas para as 05
prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas
para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem diante da sala.
- Leiam Mateus 25:1-10:
“Então o reino dos céus será
semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do
esposo.
E cinco delas eram prudentes,
e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas
lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram
azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo,
tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um
clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se
levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às
prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam,
dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem,
e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo,
chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e
fechou-se a porta”.
- Após a leitura da parábola
das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de
casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na
casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e
conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após
o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de
casamento.
- Vocês devem dizer: Lá vem o
noivo!
- Neste momento, os dois
grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).
- O outro grupo que não
conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas
deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta
que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, reflitam sobre qual
deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus, observando sempre a
vigilância.
Por Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição 13: Renovando a Aliança
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Renovando a Aliança.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Utilizem um mapa para
documentar o item III da lição.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Rememorar”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Rememorar
Objetivos:
Enfatizar
que Deus dá vitórias a seu povo, assim como fez com o povo de Israel.
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
01
rolo de papel do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno
Observação:
A
ideia do uso do rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento
aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que
estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da
classe.
Procedimento:
-
Falem: O rolo de papel picotado vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá
retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisarão
dele. Enfatizem que o papel não servirá
para uso de higiene.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte
do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção(conseguiu emprego)
03
partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo,
Salvação)
-
Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
- Depois,
cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa
Cristã no. 564:
“Se
da vida as vagas procelosas são,
Se,
com desalento, julgas tudo vão,
Conta
as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta
as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas
da divina mão!
Vem
dizê-las, todas duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem para o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a
enumeração das bênçãos recebidas.
-
Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens
operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti:
eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
da utilização do rolo de papel picotado para outros tipos de dinâmica:
desconhecida
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 13: A Batalha Espiritual e as Armas do Crente
-
Apresentem o título da lição: A Batalha
Espiritual e as Armas do Crente.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro, as seguintes expressões:
Batalha
espiritual
Campo
de batalha
Quem
é o opositor
Características
do inimigo
Preparo
do crente
As
armas do cristão
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
-
Apliquem a dinâmica “A Armadura do Cristão”, para ilustrar e explicar os
elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
A Armadura do Cristão
Objetivo:
Enfatizar
sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura
espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
01
figura de 01 soldado(ver figura abaixo no procedimento)
Quadro
ou cartolina
Papel
ofício e caneta
Procedimento:
1 -
Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de
combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou
cartolina.
2 -
Agora falem:
O
cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas
especiais para a caminhada cristã.
Então,
apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que
encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada,
explicando cada elemento da armadura.
Cinturão
– verdade
Couraça
– justiça
Escudo
– fé
Capacete
– salvação
Espada
– palavra
Observação:
Vejam o significado dos elementos da armadura do cristão na lição bíblica.
3 -
Agora, peçam para que os alunos identifiquem os elementos que compõem a
armadura na figura do soldado.
4 -
Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se
ele está revestido da armadura de Deus, está protegido e sua vida espiritual
está segura em Deus.
5 -
Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão para a conclusão
do trimestre:
Que
tal os alunos trocarem entre si cartas sobre o que aprenderam durante o período
de estudo da epístola aos efésios?
Vocês
orientam que precisam ser objetivos e podem fazer isto em casa e trazer na
próxima aula.
Sugiro
uma carta tendo em vista o estudo de uma carta, mas vocês podem fazer isto no
grupo de WhatsApp da turma(se houver).
Por
Sulamita Macedo.
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