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segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
Lição 12: Esdras e Neemias combatem o casamento misto
- Apresentem o título da lição: Esdras e Neemias combatem o casamento misto.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
- Para exemplificar o casamento misto, apliquem a Dinâmica “E Foram Felizes para Sempre?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: E Foram Felizes para Sempre?
Objetivo: Refletir sobre os objetivos do casamento e as consequências do Jugo desigual.
Material: 02 quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).
Procedimento:
- Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
- Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem sobre isto para as duplas.
- Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra-cabeças.
- Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
- Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem exemplificar o jugo desigual no casamento e suas consequências.
- Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a outra dupla e montem o quebra-cabeça.
- Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.
 - Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela- Irmãos Grimm).
- Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra-cabeças?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a felicidade da união conjugal, que vai depender de alguns pontos observados antes e depois do casamento (o encaixe das peças).
No casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro, pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus(peças iguais),  o que não ocorre com o casal  com crenças diferentes, pois há caminhos opostos nesta caminhada, acarretando sérios problemas conjugais, de relacionamento, na criação dos filhos, além da liberdade de professar a fé(peças diferentes).
- Agora, trabalhem os itens da lição.
Por Sulamita Macedo.

2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de Josué
Lição 12: As Cidades de Refúgio são estabelecidas
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: As Cidades de Refúgio
são estabelecidas.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Deus, o nosso Refúgio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Deus, o nosso Refúgio
Objetivo: Enfatizar que Deus é o nosso refúgio e fortaleza.
Material:
Figuras de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
- Depois, perguntem: O que nos protege, auxilia e orienta diante das dificuldades e da insegurança?
Aguardem as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada, atenção ao que acontece ao redor etc.
- Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou mesmo de outros lugares.
Falem sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para promover segurança.
Além disso, falem sobre as torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
- Agora, leiam:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
- Perguntem: Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus.
- Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
- Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.
Certamente, haverá.
Então, peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois, façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam refugiados com segurança e proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
- Para concluir, leiam conjuntamente:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por Sulamita Macedo.

3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 12: A conduta do crente em relação à família
- Apresentem o título da lição: A Conduta do Crente em Relação à Família.
A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
Utilizem a dinâmica “Casamento”, para demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
- A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Escrevam no quadro, as seguintes expressões:
Conduta do marido
Conduta da esposa
Conduta do filho
Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Casamento
Objetivo: Demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Materiais:
1 jarra para suco(com capacidade de aproximadamente 4 litros)
Água gelada
2 envelopes de suco(qualquer sabor)
Copos descartáveis(01 para cada aluno)
1 colher grande
7 colheres de sopa de açúcar
2 depósitos pequenos
Nomes HOMEM e MULHER digitados
Procedimento:
- Colem os nomes HOMEM e MULHER, um em cada depósito.
- Encham a jarra com água gelada.
- Coloquem o açúcar num depósito(MULHER) e o pó do suco em outro(HOMEM).
- Falem que Deus criou o homem e viu que ele estava só, derrame o pó do suco na jarra com água, fale agora que Deus fez a mulher, derrame o açúcar na jarra com água.
- Falem que o casamento que Deus criou é monogâmico, 1 homem e 1 mulher. Fale ainda que o casamento que Deus fez é heterossexual, mulher e homem.
- Depois falem que Deus fez o casamento para durar para sempre, ou seja, indissolúvel(não pode separar). Neste momento, peguem a colher e mexam o suco da jarra.
- Agora, perguntem se pode separar o açúcar do pó de suco.
 Aguardem as respostas. Em seguida falem que aquilo que Deus uniu não separe o homem (Mt 19.3b). Falem que Deus não aprova o divórcio apenas permite no caso de infidelidade ou abandono de um dos cônjuges.
- Em seguida distribuam o suco nos copos descartáveis.
Dinâmica de autoria de Robson Nascimento, professor visitante deste blog.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

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