Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e
Adultos
Reedição da lição comentada
pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma
necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 12: Esdras e Neemias combatem o casamento
misto
- Apresentem o título da lição:
Esdras e Neemias combatem o casamento misto.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
-
Para exemplificar o casamento misto, apliquem a Dinâmica
“E Foram Felizes para Sempre?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: E Foram Felizes para
Sempre?
Objetivo:
Refletir sobre os objetivos do casamento e as consequências do Jugo desigual.
Material: 02
quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).
Procedimento:
- Escolham 4 alunos,
dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um quebra-cabeça com
poucas peças.
Observações:
- Cada conjunto de peças,
deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem sobre isto para as
duplas.
- Fiquem atentos a montagem
dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a peça estranha nos
conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra-cabeças.
- Perguntem: O que está
acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os alunos certamente deverão
responder que há peça faltando e há outra que não pertence ao conjunto,
impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
- Então, falem: A peça que
está faltando ou está no lugar errado, podem exemplificar o jugo desigual no
casamento e suas consequências.
- Agora, solicitem que os
alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a outra dupla e montem o
quebra-cabeça.
- Falem: Agora, com as peças
no conjunto certo, a montagem foi realizada sem problemas no encaixe, como
também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos exemplificar o casamento
segundo a observância da Palavra de Deus.
- Falem: O final das estórias de contos de
fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um
castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela-
Irmãos Grimm).
- Agora, perguntem: O que isto
tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra-cabeças?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem
que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a felicidade da união
conjugal, que vai depender de alguns pontos observados antes e depois do
casamento (o encaixe das peças).
No casamento com duas pessoas
crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro, pois possuem a mesma fé, o
mesmo Deus(peças iguais), o que não
ocorre com o casal com crenças
diferentes, pois há caminhos opostos nesta caminhada, acarretando sérios
problemas conjugais, de relacionamento, na criação dos filhos, além da
liberdade de professar a fé(peças diferentes).
- Agora, trabalhem os itens da
lição.
Por Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
12: As Cidades de Refúgio são estabelecidas
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: As Cidades de Refúgio
são estabelecidas.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Deus, o nosso Refúgio”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Deus, o nosso Refúgio
Objetivo: Enfatizar que Deus é o nosso refúgio e fortaleza.
Material:
Figuras
de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
-
Depois, perguntem: O que nos protege, auxilia e orienta diante das dificuldades
e da insegurança?
Aguardem
as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção
divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada,
atenção ao que acontece ao redor etc.
-
Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou
mesmo de outros lugares.
Falem
sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades
litorâneas que serviram para promover segurança.
Além
disso, falem sobre as torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje
para orientar a navegação à noite, promovendo também segurança para os
navegantes.
-
Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
- Perguntem:
Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se
que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus.
-
Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através
de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
-
Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando
se sentir amparado.
Certamente,
haverá.
Então,
peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para
que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para
que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois,
façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam refugiados
com segurança e proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
-
Para concluir, leiam conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por
Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
- Apresentem
o título da lição: A Conduta do
Crente em Relação à Família.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
Utilizem a dinâmica “Casamento”,
para demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e
indissolúvel.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro, as seguintes expressões:
Conduta
do marido
Conduta
da esposa
Conduta
do filho
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Casamento
Objetivo: Demonstrar que o casamento que Deus criou é
monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Materiais:
1
jarra para suco(com capacidade de aproximadamente 4 litros)
Água gelada
2 envelopes de suco(qualquer
sabor)
Copos descartáveis(01 para cada
aluno)
7 colheres de sopa de açúcar
2 depósitos pequenos
Nomes HOMEM e MULHER digitados
Procedimento:
-
Colem os nomes HOMEM e MULHER, um em cada depósito.
-
Encham a jarra com água gelada.
-
Coloquem o açúcar num depósito(MULHER) e o pó do suco em outro(HOMEM).
-
Falem que Deus criou o homem e viu que ele estava só, derrame o pó do suco na
jarra com água, fale agora que Deus fez a mulher, derrame o açúcar na jarra com
água.
-
Falem que o casamento que Deus criou é monogâmico, 1 homem e 1 mulher. Fale
ainda que o casamento que Deus fez é heterossexual, mulher e homem.
-
Depois falem que Deus fez o casamento para durar para sempre, ou seja,
indissolúvel(não pode separar). Neste momento, peguem a colher e mexam o suco
da jarra.
-
Agora, perguntem se pode separar o açúcar do pó de suco.
Aguardem as respostas. Em seguida falem que
aquilo que Deus uniu não separe o homem (Mt 19.3b). Falem que Deus não aprova o
divórcio apenas permite no caso de infidelidade ou abandono de um dos cônjuges.
-
Em seguida distribuam o suco nos copos descartáveis.
Dinâmica
de autoria de Robson Nascimento, professor visitante deste blog.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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