Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição
01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Um novo caráter: A lei do reino de Deus.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Quando vocês falarem sobre as
bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as
Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade
passageira e a espiritual.
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10
expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de
espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome
e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os
misericordiosos
Bem-aventurado os puros de
coração
Bem-aventurado os
pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos
por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou
colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
- Colar o nome Caixa da
Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as
expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é,
primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da
Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém
formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser
feliz.
- Então, peçam para que os
alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois
escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes
momentos felizes citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou
palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de
felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles
são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas.
Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a
Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um
aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está
escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da
Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Depois, falem: A palavra
"bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer
quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um
aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro
cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são
bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada
bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12,
para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma
linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que
seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se
fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais?
Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas
convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos
pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro
da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete
a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de
ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos
somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário