Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um
livro atual
Lição 10: A Bíblia ensina a honrar os pais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a
honrar os pais.
- Falem que honrar a pai e mãe é o 5º. Mandamento,
conforme lemos em Ex 20. 12:
“Honra
a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o
Senhor teu Deus te dá”.
-
Procurem saber o que os alunos entendem o que seja “honrar”.
Aguardem
as respostas. Depois, acrescentem outras informações.
-
Depois, leiam o texto “A Tigela de
Madeira”, que proporcionará a reflexão sobre relacionamento entre pais e
filhos, respeito e honra.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Convivência
em Revisão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivos:
Analisar
nossas ações no âmbito familiar.
Refletir
sobre os relacionamentos entre pais x filhos e filhos x pais.
Material:
01
caixa
01
tesoura
01
prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Procedimento:
-
Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um
deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave:
Abrir ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que o relacionamento na família seja
melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa:
Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave:
Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas
promotoras de desavenças.
Cotonete:
Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência, respeitando uns aos outros e honrando pai e mãe.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
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