Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 08: Quanto vale a minha beleza
Professoras
e professores, observem estas orientações:
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Quanto
vale a minha beleza.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Espelho, espelho meu, existe alguém mais
bonita do que eu?”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Espelho, espelho meu, existe alguém mais
bonita do que eu?
Objetivo:
Refletir
e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada para
atender a ditadura da beleza.
Material:
01
bola pequena
06
Garrafas descartáveis de 1 litro
01
tubo de cola branca
Nomes
digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de
beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético,
cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
-
Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola
para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.
-
Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que
vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
-
Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam
ser “derrubadas”.
-
Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais
garrafas.
-
Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
-
Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que
todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a
participação dos alunos.
-
Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer
exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias
de beleza transmitidas pela mídia.
-
Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando claro a importância da
beleza interior.
Ideia
original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário