Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um
livro atual
Lição 07: A Bíblia e a Ciência
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia e a
Ciência.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
trabalhar o item que trata da criação do mundo, utilizem a dinâmica “E disse Deus...” e para falar sobre a
ciência e a Bíblia, apliquem a dinâmica “Descobertas
Científicas”.
Tenham uma excelente e reprodutiva!
Dinâmica: E
disse Deus...
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação descrita em
Gênesis.
Material:
01 quadro branco ou 01 folha de papel madeira ou 02
cartolinas
01 pincel para quadro branco ou 01 pincel atômico
Bíblia
Procedimento:
- Peçam que os alunos apontem algo que eles admiram
na natureza.
Escrevam as respostas no quadro, procurando separar
por grupo de coisas criadas em relação aos 6 dias da criação.
Vamos supor que seus alunos falem estes nomes: mar,
aves, flores, fruteiras, vento, sol, cavalo, onça, eclipse lunar(ocorrido
recentemente), super lua etc.
Então, vocês separam por dia, dessa forma(não tem
problema que fique incompleto):
1º dia:
2º. dia:
3º. dia: mar, flores, fruteiras
4º. dia: sol, lua
5º. dia: aves
6º. Dia: cavalo, onça
- Agora, peçam para que 06 alunos leiam o que Deus
criou em cada dia, nos versículos abaixo:
Gn 1. 3 a 5 – referente ao primeiro dia
Gn 1. 6 a 8– referente ao segundo dia
Gn 1. 9 a 13– referente ao terceiro dia
Gn 1. 14 a 19– referente ao quarto dia
Gn 1. 20 a 23– referente ao quinto dia
Gn 1. 24 a 31– referente ao sexto dia
À medida que as leituras forem realizadas, vocês
vão acrescentando o que foi criado ao lado de cada dia, com palavras e/ou
expressões objetivas.
- Depois, analisem com os alunos a sequência da
criação, enfatizando a ordem das coisas criadas, por exemplo: os aninais e as
aves só foram criados após a criação do reino vegetal, pois os vegetais
serviram de alimentação.
- Em seguida, apresentem o seguinte questionamento:
A relva, a erva e as árvores foram criados no 3º
dia. Para que pudessem se desenvolver elas precisaram de luz, mas o sol foi
criado no 4º. dia. Como podemos explicar isto?
Já existia luz no primeiro dia originada de Deus(Gn
1. 3).
- Para concluir, leiam:
“No princípio Deus criou os céus e a terra”(Gênesis
1:1).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Descobertas científicas
Objetivos:
Estudar
sobre as descobertas científicas
Enfatizar
que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de
Deus.
Material:
Quadro
ou cartolina
Celulares
ou tabletes com acesso a internet
Procedimento:
-
Perguntem: O que é Ciência?
Aguardem
as respostas. Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma
coletiva, partindo das ideias iniciais dos alunos.
-
Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo
contrário autentica sua mensagem.
-
Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que
desejam desfazer da Palavra de Deus.
Em
seguida, leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi
confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da
falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviraram da fé. A
graça seja contigo. Amém.”
-
Falem: Daniel predisse que a ciência se multiplicaria.
Leiam
Dn 12.04 “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do
tempo: muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem
a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
-
Peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da
tecnologia.
Os
alunos podem pesquisar na internet sobre as descobertas científicas em seus
celulares, tablets etc, pois normalmente eles têm acesso a internet por meio
destes objetos.
-
Escrevam no quadro ou cartolina as respostas dos alunos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição, apontando que o desenvolvimento
científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário