Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis –
Vivendo e aprendendo a viver
Lição 07: Relacionamentos descartáveis?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição:
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Apenas um clique!”
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo:
Refletir
sobre o uso da Internet.
Alertar
sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum
entre os jovens.
Material:
½ de uma cartolina de cor verde e vermelha
02
pincéis atômicos
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
-
Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As
respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de
celular, computador, tablet etc.
-
Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas
possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa
lan-house com preço muito pequeno.
-
Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra
vermelha, contendo duas perguntas:
Na
verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na
vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem
a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e
falem:
Cada
um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem
a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e
falem:
Cada
um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem
observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao
responder.
-
Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e
negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem
outras informações se necessário.
Reflitam
sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e
positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre
acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
-
Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos
benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem
claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas
enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é
apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
-
Alertem sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito
comum entre os jovens.
-
Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado
o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as más conversações
corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça
presa sua...” Cl 2.8ª
“Não
porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário