Discipulando
– 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 07: Sobre a vingança e o amor
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Sobre a vingança e o amor.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A
Marca do Discípulo
Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de
Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava
participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem
nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e
apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia
marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é
o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por
isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada
aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos
reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos
outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto
todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o
coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os
outros?
Nós, como
integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor,
cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações
entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”,
representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário