Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 08: O Início do Governo Humano
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: O
Início do Governo Humano.
- Que tal apresentar um visual com as dispensações, para melhor entendimento desse período a ser estudado nesta lição e dos acontecimentos que já se passaram?
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica "A Aliança".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Importante!!!
Para
a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer
saber como fazer?
Leiam
o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador
“Texto pedagógico” deste blog.
Objetivo:
Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na nossa vida
espiritual, maculando o relacionamento entre a igreja(a noiva) e o
noivo(Jesus), isto é, nossa aliança com Deus.
Material:
01 aliança
01 flanela
Polidor de metais.
Procedimento:
- Falem para os alunos o que
significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário
Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim
comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados
ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação,
confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de
noivado ou casamento.
- Acrescentem que a aliança,
concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre
os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.
- Exemplificando estes tipos
de alianças, mencionados no item anterior, leiam:
II Sm 23.5: “ Ainda que a minha casa não seja
tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo
será ordenado e guardado...”
Gn 28. 20 a 22: “ E Jacó
votou um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço,
e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu em paz tornar a casa de
meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será
casa de Deus; e tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.
I Sm 18.3: “ E Jonatas e Davi fizeram aliança;
porque Jonatas o amava como a sua própria alma.”
- Em seguida, apresentem uma
aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um
pouco de polidor de metais para polir a aliança.
- Depois, peçam para que
mostrem a aliança e a flanela.
- Falem: A aliança está
brilhando e a flanela está manchada de preto.
- Perguntem: o que
aconteceu?
Aguardem as respostas.
- De que forma podemos
extrair exemplos disto com a nossa vida cristã?
Somos a noiva do cordeiro,
nossa aliança, nosso compromisso é com Ele, não podemos deixar que as
impurezas emperrem a nossa vida
espiritual com o noivo, deixando os valores de outro reino invadir nossas
mentes.
- Reflitam sobre o que tem
dificultado, maculado nosso relacionamento com o noivo.
- O que pode significar o
polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração etc.
- Para finalizar, leiam:
Ef 5.26 e 27 : “Para
santificar, purificando-a com a lavagem
da água pela palavra. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula,
sem ruga, sem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.
Jo. 15.2 e 3 : “Toda a vara em mim, que não dá
fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já
estais limpo, pela palavra que vos tenho falado”.
Por Sulamita Macedo.
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