Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 07: A família que sobreviveu ao Dilúvio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: A
família que sobreviveu ao Dilúvio.
-
Iniciem a aula, lançando a seguinte pergunta:
O
Dilúvio foi universal? Por quê?
Aguardem
as respostas.
Depois,
apresentem o posicionamento mais aceito: o Dilúvio foi universal. Apresentem
argumentação bíblica sobre isto.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem
a figura abaixo para mostrar o tamanho da arca em comparação a outros objetos:
Como
curiosidade, falem que na Holanda existe uma arca com as mesmas dimensões da
arca de Noé, vejam imagem abaixo:
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Ação
de Resistência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Importante!!!
Para
a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer
saber como fazer?
Leiam
o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador
“Texto pedagógico” deste blog.
Dinâmica:
Ação de Resistência
Objetivo:
Refletir sobre os cuidados que devemos diante da corrupção do mundo, vivendo de
forma íntegra de acordo com a Palavra de Deus.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou
guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício
para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos,
com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha
fechada.
- Perguntem: Para que usamos
uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou
do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa
fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora
refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação ao cristão e sua
família diante dos desafios do mundo que jaz no maligno.
- Agora, distribuam papel e
lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que
resuma os ataques de satanás contra a família.
- Depois, fixem, com fita
adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os
ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar
outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido
apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra
para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes
ataques podem causar na família?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a
sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir a família, ficando sem
a proteção, perdendo os valores cristãos e a mercê do materialismo e do
liberalismo social.
A sombrinha pode se quebrar
por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha
não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação
protetiva que cultivamos na família, para que não fique desprovida de ações
qualitativas centradas na Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que a
família pode fazer?
Distribuam os papéis
coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos
escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que a família deve
fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois, pendurem cada papel
na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de
resistência estão na família.
Leiam cada palavra para os
alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem
que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que
o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou
quebrada indica que a família está completamente vulnerável aos ataques do
inimigo.
- Leiam “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao
diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem:
Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será
positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto
de que a família não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção
contra as investidas malignas.
Ideia original do uso da
sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário