Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 06: O Impiedoso mundo de Lameque
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: O
Impiedoso mundo de Lameque.
-
Perguntem: Quem foi Lameque?
Aguardem
as respostas.
Depois acrescentem outras informações sobre este personagem
bíblico, como por exemplo seus antecedentes familiares e suas atitudes violentas
e devassas e o meio em que vivia(vejam no capítulo 4 de Gênesis, versículos do
18 a 24).
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Estamos
no mesmo barco”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Para
a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer
saber como fazer?
Leiam
o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador
“Texto pedagógico” deste blog.
Dinâmica:
Estamos no mesmo barco
Objetivo:
Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.
Material:
Reportagens sobre diversos
tipos de violência
Procedimento:
- Entreguem para os alunos
várias reportagens sobre violência.
- Peçam para que eles
agrupem estas reportagens por tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na
classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a
totalidade da turma vai responder que sim. Aguardem as respostas e comecem a
tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto,
roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro
etc.
Façam uma abordagem mesmo
sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria
da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois
há crianças, adolescentes e jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas
e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na
escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar estes fatos.
Procurem informações sobre
estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre
isto.
- Falem de exemplos
registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, Lameque que matou duas pessoas e o homem da
parábola do Bom Samaritano que também sofreu violência.
- Falem: A origem da
violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn.
6.5).
O que podemos concluir?
Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é,
somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno.
Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus
está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida.
Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem os demais
pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Os
10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina
além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem
apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para
melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento
da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o
sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a
semana.
5 - Honrarás a presença dos
alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas,
participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do
aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula,
apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as
informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e
desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação
do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura
bíblica.
9 - Não farás falso
testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o
exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o
conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com
seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário