Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 10: Drogas: Não vale a pena arriscar
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Drogas:
Não vale a pena arriscar.
-
Levem para a classe alguém que já foi dependente ou está em tratamento, para
falar:
Como
entrou no mundo das drogas.
O
que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento
da dependência.
Mensagem
para a turma.
Vocês
também podem levar alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às
Drogas. Acesse: www.proerdbrasil.com.br/
-
Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e os
alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da família,
vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento
em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos
malefícios do uso das drogas.
Vejam
abaixo, indicação de leitura de 02 cartilhas sobre drogas, uma para pais de
adolescentes e outra para educadores
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Droga
é uma droga”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Droga é uma droga
Objetivo:
Concluir o estudo sobre drogas.
Material:
01
caneta
02
folhas de papel ofício
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Depois do que estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um
esquete sobre este tema.
O
que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10
minutos aproximadamente.
-
Os alunos devem elaborar o texto de forma conjunta, sob a supervisão e
orientação dos professores. É interessante a escolha de um título, vejam esta
sugestões: Drogas, tô fora! ou Droga é uma droga!
-
Depois do texto elaborado, os alunos devem fazer a encenação, para isto é
necessário definir quem serão os atores.
Observação:
se possível, em outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as
demais classes da EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o
superintendente.
Por
Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura
Sugestão
de Leitura sobre Drogas, como abordar o aluno, o filho, o tratamento,
orientações, sugestões de filmes etc.
1
- Drogas: Cartilha para pais de
adolescentes. Acessem o link abaixo e leiam.
http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/publicacoes/material-informativo/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-para-pais-de-adolescentes
2
- Drogas: Cartilha para educadores. Acessem
o link abaixo e leiam.
http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/publicacoes/material-informativo/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-para-educadores
0 comentários:
Postar um comentário