Discipulando
– 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 10: A ambição do discípulo: Não à
“segurança” dos bens materiais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Maior Tesouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: O
Maior Tesouro
Objetivo:
Refletir sobre o apego aos bens materiais e
enfatizar a importância de acumular tesouros no céu.
Material:
Figuras de objetos de desejo: roupas, celular,
ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita,
dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome
“Caixa do Tesouro”.
Digitar os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar
dentro da caixa dourada
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de mulheres e
outro de homens.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo: roupas, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina
- Forneçam as seguintes orientações:
Escolham as figuras que representam todos os
objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam
para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é de no máximo 10
minutos.
- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para
cada grupo(homens e mulheres):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais
novos?
Os pais podem dar estes objetos?
Vocês podem adquirir estes objetos?
- Depois, falem: A verdadeira prosperidade não
consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos, espirituais, e numa vida
abundante que consiste no equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual,
crendo na providência divina.
- Enfatizem que é necessário o cuidado quanto
importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver
equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm
6.10).
- Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou
um baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele
vai encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a
ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no
céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem
roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus
6:19).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário