Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis –
Vivendo e aprendendo a viver
Lição 06: Relacionamento Sentimental
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Relacionamento Sentimental.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Relacionamento Sentimental”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relacionamento sentimental
Objetivo:
Refletir sobre os ingredientes para um excelente relacionamento
sentimental.
Material:
01
bala ou 01 pirulito com formato de coração para cada aluno
Observação:
se desejarem simular o que está descrito no procedimento, utilizem os materiais
abaixo:
01
tigela transparente
01
caneta
Papel
colorido para escrever algumas palavras
Uma
colher
Uma
forma de bolo ou outro objeto com formato de coração
Procedimento:
-
Vamos elaborar uma receita de para um excelente relacionamento sentimental?
Quais
ingredientes não podem faltar entre o casal?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
O
nome de cada ingrediente deve ser escrito em papel pequeno e colorido.
-
Vejam algumas sugestões de ingredientes e quantidade:
7
colheres de carinho
7
colheres de companheirismo
7
colheres de compreensão
7
colheres de respeito
7
colheres de sinceridade
7
colheres de fidelidade
7
colheres de saudade
7
colheres de cumplicidade
7
colheres de abraço
7
colheres de beijo
7
colheres de fermento do amor
Observação:
o número 7 foi escolhido por se tratar do número da perfeição, mas vocês podem
escolher outro.
-
Agora, vamos ao modo de preparar:
Junte
todos os ingredientes numa tigela transparente da vida conjugal, que deverá
estar limpa. Mexa com uma colher da
união. Enquanto mexe, ore, vigie e cante. Despeje a massa numa forma do
desprendimento untada com tolerância. Coloque no forno do coração, durante o
tempo necessário para que a massa cresça e fique pronta, depois recheie e cubra
com felicidade. Desenforme e sirva quente para duas pessoas de forma generosa.
Cuidado!
Não coloque na geladeira, pois se ficar frio perde o sabor.
-
Para concluir, distribuam 01 bala ou 01 pirulito em forma de coração para cada
aluno.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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