Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 06: A sabedoria e a solidez para a vida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
sabedoria e a solidez para a vida.
-
Escrevam as palavras “sabedoria” e “solidez” no quadro e depois trabalhem o significado delas dentro do
contexto da lição.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar a obediência a Deus como o princípio da sabedoria, utilizem a
dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar
Objetivo:
Refletir
sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.
Material:
Uma
venda
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
-
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao
erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e
falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua
Palavra.
-
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos
-
Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
-
Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia
Original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário