Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 09: Bênção e maldição na família de Noé
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: Bênção
e maldição na família de Noé.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Deus
te abençoe”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Importante!!!
Para
a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer
saber como fazer?
Leiam
o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador
“Texto pedagógico” deste blog.
Dinâmica: Deus te abençoe
Objetivos:
Concluir
o estudo sobre a bênção e a maldição na família de Noé.
Contextualizar
o tema estudado com a vida dos alunos.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Perguntem: Vocês costumam pedir a bênção aos seus pais, avós, tios? Por quê?
Aguardem
as respostas.
Certamente,
uma boa quantidade vai dizer que pede a bênção por costume, outros realmente
valorizam.
-
Em seguida, falem que o costume de pedir a bênção é de origem judaica. Os pais
proferiam bênçãos para seus filhos. Inclusive, na lição de hoje, estudamos sobre
Noé que abençoou 02 filhos e maldiçoou outro filho, por causa de atitudes
corretas dos primeiros citados e a ação insensata do último.
-
Perguntem(para os que responderam afirmativamente):
O
que seus pais, avós ou tios falam, quando vocês pedem a bênção?
Aguardem
as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina.
Geralmente
eles falam: Deus te abençoe. Deus te proteja. Deus te leve e traga em paz. Em
alguns casos, falam: Deus te dê juízo.
Há
casos extremos de pais que falam: Que o diabo o carregue.
- Leiam: “Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele
tem abençoado, e eu não o posso revogar”(Nm 23.20).
- Peçam para os alunos se
cumprimentem e transmitam uma mensagem abençoadora para os colegas da classe.
-
Para finalizar, leiam para os alunos:
“O
Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a
paz”(Números 6:24-26).
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que
na vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino e enfrentassem
situações diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais, como se lê: “E
subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze
para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder
de curar as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo
e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado
e com experiência para o trabalho. “E
espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual
a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2.
19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas
dois exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação,
prática e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir
experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por
meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo do princípio de que há
necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser
uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com
planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução
de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma
conjunta com o professor.
Para o exercício da monitoria, os candidatos podem
se apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é
recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da
EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma
informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade,
interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com
estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior
possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno
monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o
tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos,
como nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor
deve conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos
positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando
como proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode
variar de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de
habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além
disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em
treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de
leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno
monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e
da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria
na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de
professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da
ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para
realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se
esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da
docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a
monitoria na EBD?
Por
Sulamita Macedo.
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