Dinâmica:
Escutando os pais
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o cuidado dos filhos em
escutar seus pais.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Escolham 01 aluno e orientem para que ele,
relatem um fato interessante que aconteceu com ele, quando vocês pedirem em um
determinado momento da aula.
- Sem que o aluno que vai relatar a história escute
ou perceba, orientem para os demais alunos que quando o colega estiver
relatando uma história que aconteceu com ele, eles devem realizar várias ações,
começar escutando o relato do colega, mas depois alguns vão começar a
atrapalhar, conversando, bocejando, perguntar se está perto de terminar,
reclamar que está demorando muito, falar que ele deve terminar logo etc.
- Vocês, professores, não devem interferir, até que
o aluno conclua a história.
- Quando o aluno terminar de contar a história,
perguntem:
Como você se sentiu quando seus colegas não tiveram
atenção para o que você dizia?
Aguardem as respostas. Certamente, ele vai falar
que é falta de educação, de respeito etc.
Qual a história que o colega estava contando?
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos não
vão conseguir detalhar a história.
- Agora, perguntem:
Vocês agem dessa forma, quando os pais de vocês
estão falando ou dando alguma orientação, advertindo etc?
O que vocês escutam dos seus pais?
Observem cada resposta. Extraiam o máximo de
informações que puderem. Escrevam as respostas num quadro ou cartolina.
Continuem perguntando: O que vocês acham daquilo
que os pais de vocês falam? Vocês gostam? Por quê?
Por que os seus pais falam assim?
- Levem os alunos a entender o posicionamento dos
pais, quanto a orientação, ao pedido para realizar algo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário