RSS

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dinâmica: Escutando os pais
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o cuidado dos filhos em escutar seus pais.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Escolham 01 aluno e orientem para que ele, relatem um fato interessante que aconteceu com ele, quando vocês pedirem em um determinado momento da aula.
- Sem que o aluno que vai relatar a história escute ou perceba, orientem para os demais alunos que quando o colega estiver relatando uma história que aconteceu com ele, eles devem realizar várias ações, começar escutando o relato do colega, mas depois alguns vão começar a atrapalhar, conversando, bocejando, perguntar se está perto de terminar, reclamar que está demorando muito, falar que ele deve terminar logo etc.
- Vocês, professores, não devem interferir, até que o aluno conclua a história.
- Quando o aluno terminar de contar a história, perguntem:
Como você se sentiu quando seus colegas não tiveram atenção para o que você dizia?
Aguardem as respostas. Certamente, ele vai falar que é falta de educação, de respeito etc.
Qual a história que o colega estava contando?
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos não vão conseguir detalhar a história.
- Agora, perguntem:
Vocês agem dessa forma, quando os pais de vocês estão falando ou dando alguma orientação, advertindo etc?
O que vocês escutam dos seus pais?
Observem cada resposta. Extraiam o máximo de informações que puderem. Escrevam as respostas num quadro ou cartolina.
Continuem perguntando: O que vocês acham daquilo que os pais de vocês falam? Vocês gostam? Por quê?
Por que os seus pais falam assim?
- Levem os alunos a entender o posicionamento dos pais, quanto a orientação, ao pedido para realizar algo.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: